x + y = 1
a b
Exemplo: Escreva a forma segmentária da reta que passa pelos pontos A (-5,7) e B (-3,12)
a= ∆y → a = 7-12 → a= -5 → a = 5
∆x -5-(-3) -2 2
y-yo = a (x-xo)
y -7 = 5/2 (x-(-5)
y -7 = 5/2 (x+5)
y -7 = 5x/2 + 25/2 → 2y -14/2 → 5x + 25/2
2y-14 = 5x+25
-5x+2y = 25+14
-5x +2y = 39
-5x/39 + 2y/39 = 1
x/39/-5 + y/39/2 = 1 → x/-39/5 + y/39/2 = 1
Posição Relativa entre 2 retas no plano
I. Paralelas - duas retas são paralelas se pertencerem ao mesmo plano (coplanares) e não possuírem ponto de intersecção ou ponto em comum.
Dadas as retas:
r : y = arx + br e
s: y = asx + bs então as retas r e s são paralelas ( r//s) se ar = as
II. Concorrentes - duas retas concorrentes possuem apenas um ponto comum. Não é necessário que pertençam ao mesmo plano.
Dadas as retas:
r : y =arx + br e
s : y= asx + bs são concorrentes se ar /=/ as
Obs.: Retas perpendiculares - Dadas as retas:
r : y= arx + br e
s : y= asx + bs são perpendiculares (r |_ s) se as . ar = -1
III. Coincidentes - pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum.
Exemplo1: Diga se as retas abaixo são paralelas ou perpendiculares.
a) s : 3x - 8y + 15 = 0
r : 15x - 40y - 9=0
b) s : 2x - 3y - 9 =0
r : 18x + 12y + 13 = 0
R-
Dadas as retas:
r : y = arx + br e
s: y = asx + bs então as retas r e s são paralelas ( r//s) se ar = as
II. Concorrentes - duas retas concorrentes possuem apenas um ponto comum. Não é necessário que pertençam ao mesmo plano.
Dadas as retas:
r : y =arx + br e
s : y= asx + bs são concorrentes se ar /=/ as
Obs.: Retas perpendiculares - Dadas as retas:
r : y= arx + br e
s : y= asx + bs são perpendiculares (r |_ s) se as . ar = -1
III. Coincidentes - pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum.
Exemplo1: Diga se as retas abaixo são paralelas ou perpendiculares.
a) s : 3x - 8y + 15 = 0
r : 15x - 40y - 9=0
b) s : 2x - 3y - 9 =0
r : 18x + 12y + 13 = 0
R-
a) s : 3x - 8y +15 =0 r : 15x - 40y - 9 =0
-8y = -3x -15 (-1) -40y = -15x + 9 (-1)
8y= 3x + 15 40y = 15x - 9
y= 3x/8 + 15/8 → as : 3/8 y = 15x/40 - 9/40 → y= 3x/8 - 9/40 → ar : 3/8
ar = as, então r é paralela a s, ou r//s
b) s : 2x- 3y- 9 = 0 r : 18x + 12y + 13 =0
-3y = -2x + 9 (-1) 12y = -18x - 13
3y = 2x -9 y = -18x/12 -13/12 → y= -3x/2 - 13/12
-8y = -3x -15 (-1) -40y = -15x + 9 (-1)
8y= 3x + 15 40y = 15x - 9
y= 3x/8 + 15/8 → as : 3/8 y = 15x/40 - 9/40 → y= 3x/8 - 9/40 → ar : 3/8
ar = as, então r é paralela a s, ou r//s
b) s : 2x- 3y- 9 = 0 r : 18x + 12y + 13 =0
-3y = -2x + 9 (-1) 12y = -18x - 13
3y = 2x -9 y = -18x/12 -13/12 → y= -3x/2 - 13/12
y= 2x/3 - 9/3 → y= 2x/3 - 3
as : 2/3 ar: -3/2
as : 2/3 ar: -3/2
ar . as = -3/2 . 2/3 = -6/6 = -1 daí r e s são perpendiculares (r |_ s)
REFERÊNCIA:
PROFESSOR DE MATEMÁTICA SERVA
FEITO EM SALA
03/12/2013
lojusFcu_na Holly Hager link
ResponderExcluirroughmarbubbsand